Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
Turismo
Terça, 05/04/2022

Rotatória Padre Donizetti

PADRE DONIZETTI TAVARES DE LIMA
Nasceu em Cássia (MG) no dia 3 de janeiro de 1882, ás 08h45min. Filho do advogado Tristão Tavares de Lima e a professora Francisca Cândida Tavares de Lima. Foi batizado no dia 22 de janeiro de 1882, na Matriz de Santa Rita de Cássia, em Cássia (MG), celebrado pelo padre Marciano Pereira Fonseca. 
Residiu em várias cidades. Aos 21 anos decidiu pelo sacerdócio. E em junho de 1926 chegou a Tambaú. Cidade que testemunhou o poder de sua fé. Criou a Associação das Filhas de Maria para que as moças participassem do apostolado da oração, criou a Congregação Mariana de moços de Tambaú, para que os jovens participassem ativamente da igreja.
Fundou o Círculo Operário Católico para dar assistência aos trabalhadores da indústria e da lavoura, criou também o armazém comunitário para servir os operários.
Construiu uma casa para amparar os tuberculosos e posteriormente o Lar São Vicente; Fundou a Associação de Proteção à Maternidade, a Infância e a Família de Tambaú, para que as mães pudessem trabalhar e ajudar no sustento da casa.
Fez convênio com o Instituto Butantã, treinando a população para a captura de cobras, aranhas e sapos venenosos, em troca de soro antiofídico e injeções antitetânicas. Formou a Banda de Música Nossa senhora Aparecida.
Foi o homem da simplicidade, da bondade, do serviço. Defensor dos pobres doentes, idosos e crianças.
Em 1954, os milagres começaram a se intensificar. A cada semana, durante as benções que o padre fazia, muitas pessoas eram curadas e recebiam graças. 
As centenas de muletas, aparelhos ortopédicos, cadeiras de rodas, óculos e outros existentes na Sala de Milagres da Casa Paroquial de Tambaú são um testemunho do poder da fé. Mas Padre Donizetti com sua humildade dizia ser apenas um servo de Nossa Senhora Aparecida.
No dia 6 de junho de 1961, ás 11h15min faleceu, aos 79 anos na Casa Paroquial, sentado em sua cadeira de vime, em paz, como deveria ser o seu encontro com Deus.
Em Cássia, no ano de 2010 foi feito um projeto de lei de autoria do então vereador Sergio Cabral, tornando Cássia-Tambaú cidades irmãs.
Por iniciativa da ex-prefeita de Cássia,  Ana Cáris, em 3 de janeiro de 2011 foi inaugurada uma estátua do Padre Donizetti, ao lado da casa onde nasceu, na antiga Rua da Praia, próximo a atual Rodoviária.
E em 6 de abril de 2019, o Santo padre Papa Francisco recebeu em audiência sua Eminência Reverendíssima o Senhor Cardeal Ângelo Becciu, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. O Sumo Pontífice autorizou a Congregação a promulgar o Decreto relativo ao milagre, atribuído à intercessão do Vulnerável Servo de Deus Donizetti Tavares de Lima, Sacerdote diocesano; nascido em 3 de janeiro de 1882 em Cássia (Brasil) e falecido em 16 de junho de 1961 em Tambaú (Brasil). O Decreto de Beatificação foi publicado em 8 de abril de 2019.
Em Cássia acontece todo dia 3 de cada mês, as 06h30min o “Milagre da manhã”, terço rezado pelos devotos do padre, organizado pela cassiense Maristela Lomonte.
“Santa Rita de Cássia, cidade escolhida por Deus para que o padre Donizetti viesse ao mundo“.