Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
Turismo
Quarta, 16/02/2022

Colina Santa Rita de Cássia

COLINA DE SANTA RITA DE CÁSSIA 
A Colina de Santa Rita de Cássia é um local de oração, que emana benção e paz a todos que a visitam. Inaugurada em 22 de maio de 1999, é uma réplica da capela que existe na cidade de Cascia, na Itália, cidade coirmã de Cássia-MG. O terreno foi cedido por Magda Azevedo Reis Pinto, José Renaldo Pinto e filhos, onde Dulce Maria Tambini Pinto Miguel, irmã de José Renaldo teve grande participação na campanha da colina com a comunidade  para doação dos materiais e construção.
 A Colina de Santa Rita foi construída com o propósito de propagarem a devoção à Santa e tornar o lugar um ponto de peregrinação. Com o apoio da comunidade cassiense, o local foi se formando, através de doações e muita cooperação voluntária, criando então um cenário envolvente, cativante e de uma tranquilidade sem igual.
 Nesse período, foi criado o “terço luminoso”, no qual os peregrinos subiam a colina, rezando o terço à Santa Rita, com velas acessas, porque ainda não existia iluminação no local. As doações possibilitaram fornecer a iluminação necessária, bem como a construção dos degraus, 170 ao todo, para se alcançar o alto da Colina.
 Desde a sua inauguração, há um grupo de voluntários que prezam pela manutenção desse santo local. Em 2021 iniciou-se uma campanha “Adote um degrau” para reforma da escadaria, contando com a ajuda da prefeitura, que cedeu a mão de obra, além de doações da comunidade. A obra já foi concretizada, melhorando o acesso ao alto da colina, favorecendo ainda mais o turismo religioso para todos os devotos que virão para a inauguração do novo Santuário de Santa Rita, e também para a população da cidade. Todo dia 22 de maio, a cada hora, reza-se um terço, no alto da Colina, que inicia às seis horas da manhã, encerrando às dezoito horas, um marco de fé e devoção no dia de Santa Rita de Cássia. A colina representa, para todos os cassienses e devotos, um lugar de refúgio e abrigo, cheio de fé e amor, onde podemos abrandar nossos sofrimentos das causas que nos são impossíveis, mas que diante de Santa Rita de Cássia, se tornam possíveis a Deus.